Faixa Atual

Título

Artista

Background

Alcobaça recebe festival de marionetas

Escrito por em 26/08/2019

Nove companhias levam aos palcos de Alcobaça mais de 20 espectáculos, no âmbito da 22.ª edição do Festival Marionetas na Cidade, que decorrerá entre os dias 5 e 8 de setembro, assumindo-se como um tributo ao património teatral.

A edição de 2019 do Festival Marionetas na Cidade “reveste-se de um simbolismo e importância especiais pois será em forma de tributo ao património teatral de marionetas tradicional”, divulgou a S.A. Marionetas, organizadora do evento que decorrerá pelo 22.º ano consecutivo em Alcobaça. Em quatro dias de festival subirão ao palco 21 apresentações de nove companhias que, entre os dias 5 e 8 de setembro, apresentam 11 produções, uma das quais em estreia nacional.

Trata-se de “Consonância”, um projeto que junta duas artes do palco: o piano (interpretado por Daniel Bernardes) e o teatro Dom Roberto (executado por José Gil, marionetista da companhia S.A. Marionetas). Os dois “executantes dos seus saberes”, ambos naturais de Alcobaça, levam ao palco Cine-Teatro, no dia 7, “um jogo improvável” de movimentos e sons, em que os protagonistas imprimem modernidade ao espectáculo, precisamente no ano que o Teatro Dom Roberto poderá passar a constar do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A candidatura foi apresentada em 2015 à Direção-Geral do Património Cultural visando a “preservação e continuidade para memória das gerações futuras” desta arte que, segundo a S.A. Marionetas, remonta ao século XVIII. A edição deste ano andará assim “à roda do tema” e arrancará precisamente com uma apresentação do espectáculo Teatro Dom Roberto, por José Gil, que acompanha a inauguração da exposição de marionetas no Museu do Vinho de Alcobaça.

Intitulada “Marionetas do Mundo – espólio da companhia S.A. Marionetas”, a mostra ficará patente ao público, com entradas gratuitas, de 5 de setembro a 5 de outubro. Pelos palcos de Alcobaça passarão também “Circo Máximo”, pela companhia Marimbondo; “O Circo das Marionetas”, pela companhia Marionetas da Feira, e os teatros de Robertos de Mãozorra, Ricardo Ávila e as Marionetas Mandrágora.

A companhia A Bolha estreia-se este ano no festival com o espectáculo intimista ”Histórias de Encontrar” e a companhia Boca de Cão irá “deambular” com os seus “Agostinho e Felicidade”, segundo o programa divulgado pela S.A. Marionetas. No que toca a companhias internacionais, destaque para Da Juraj Hamar, da Eslováquia, que leva a Alcobaça “o primo do Dom Roberto, o seu herói tradicional: Gasparko” (na foto), pode ler-se numa nota de imprensa da companhia.

O festival de marionetas de Alcobaça é o mais antigo da zona centro do país e ostenta, pela quinta vez consecutiva, o selo EFFE – Europe for Festival Festivals for Europe. A S. A. Marionetas – Teatro e Bonecos é uma companhia profissional radicada em Alcobaça, que desde 1979 produz originais em português, promovendo e divulgando o Teatro de Marionetas. Organiza, desde 1998, o Festival Marionetas na Cidade, tendo participado em diversos festivais em Portugal e representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão, Tailândia. Desde 1997 já criou perto de meia centena de produções originais e recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta