Faixa Atual

Título

Artista

Background

‘Fado Abananado’ é o single de avanço do novo disco de Catarina Rocha

Escrito por em 19/08/2019

Catarina Rocha é uma fadista portuguesa, natural da beira alta, que começou a cantar profissionalmente em 2012 depois de acabar os seus estudos académicos. É uma das vozes soprano do fado, caracterizada por ser muito melodiosa e cristalina. A fadista é também muito eclética na sua forma de cantar, note-se o último álbum “Luz” que cruzava o fado com outros estilos musicais, nomeadamente o jazz.

Para além de cantar, a fadista é autora e compositora de alguns dos seus temas (com duas composições suas no álbum “Luz”), algo que se verá ainda mais no próximo álbum, onde estão incluídos quatro temas da sua autoria. Mesmo sendo natural da beira alta, a fadista quis conhecer a realidade das casas de fado. Cantando com frequência em algumas casas de fado de Lisboa, a fadista considera fundamental ter essa “bagagem” das casas de fado, onde o ambiente intimista, o contacto com o público e a experiência de cantar sem qualquer ensaio prévio enriquecem o conhecimento do fadista.

O novo álbum, com edição para setembro, trará temas que falam das vivências das pessoas na sociedade atual. Com produção de Valter Rolo, trará uma grande frescura com temas ritmados, versões de fados mais tradicionais, assim como baladas muito sentimentais; será sobretudo uma viagem às emoções.

Catarina Rocha sempre considerou fundamental sentir e acreditar naquilo que se canta, e dessa forma colaborou com autores como Tiago Torres da Silva, Pedro da Silva Martins, Paulo Abreu Lima e Carlos Paiva para que os temas fizessem total sentido para a cantora.

‘Fado Abananado’ é o single de avanço. A escrita ficou a cargo de Pedro da Silva Martins (Deolinda) com música de Manuel Graça Pereira.

Este tema aborda a relação do fado/fadista, e aborda o fado do ponto de vista de uma nova geração de fadistas que gostam e querem de alguma forma transmitir e cantar o fado não só do seu modo mais puro e tradicional, mas também num registo mais dançante mostrando um lado mais alegre do fado (tendo em contra que o fado fala essencialmente da Vida, tanto nos traz dissabores como alegrias).


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta