Faixa Atual

Título

Artista

Background

João Godinho vence prémio Compositor Europeu

Escrito por em 07/08/2019

O português João Godinho é o vencedor do prémio Compositor Europeu, anunciado na terça-feira, em Berlim, no âmbito do festival internacional Young Euro Classic.

João Godinho foi distinguido com o “European Composer Award”, pela composição “Alcance” (“Reach”), estreada em Berlim, no passado dia 26 de julho, no âmbito do festival, pela Jovem Orquestra Portuguesa, com músicos do projeto inclusivo Notas de Contacto. Este projeto é desenvolvido há cerca de uma década pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) e a ‘sua’ Jovem Orquestra Portuguesa com a CerciOeiras (Cooperativa Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade), usando a música como ferramenta para trabalhar com pessoas com deficiência.

O prémio “é concedido em reconhecimento da melhor estreia mundial”, declarou a organização. João Godinho, nascido em 1976, estudou piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, tem o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, e o nome associado a projetos como a Big Band Júnior e a Lisbon Jazz Summer School.

Foi assessor de programação do Centro Cultural de Belém, realizou programas para a Antena 2, como “Que Música É Esta” e “Fora de Formato”, e tem vindo a compor, de modo regular, desde meados dos anos 2000. É o autor de “Kaminari”, música para bailado, estreado no Teatro Camões, “De Queda em Queda”, para piano e quarteto de cordas, “Insecto Xilófago”, para marimba solo, peça encomendada para o Prémio Jovens Músicos da Antena 2 (2007), “O Marionetista”, para saxofone alto e quarteto de cordas, estreada pela Orchestrutopica, no Festival de Música do Estoril, do mesmo ano, e de “Fogo Posto”, para piano solo, que Joana Gama estreou em 2011, no Centro Cultural de Cascais.

Em 2013 compôs “Trovoada”, para piano solo, música para o espetáculo de dança homónimo de Luís Guerra. Em 2017, escreveu “Nocturno”, para piano solo e ‘toy piano’, para o espetáculo conjunto da pianista Joana Gama e do coreógrafo Victor Hugo Pontes. O programa do concerto na Konzerthaus de Berlim foi reproduzido em Lisboa, no CCB, no passado dia 28 de julho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta