Faixa Atual

Título

Artista

Background

Apple quer novo botão de login em destaque

Escrito por em 08/06/2019

A Apple apresentou na WWDC – World Wide Developers Conference o botão “Login with Apple” e está a pedir aos developers de aplicações que o coloquem no topo das páginas, por considerar que dessa forma será selecionado mais vezes pelos utilizadores. A notícia é da Reuters.

O objetivo é que os criadores de aplicações para iPhone e iPad coloquem o novo botão acima dos botões das rivais Google e Facebook, impedindo que terceiros acedam a dados pessoais quando o utilizador faz login numa aplicação.

Muitos utilizadores optam por fazer login em apps independentes usando as suas contas de Facebook ou Google, de modo a evitar o incómodo de criar contas e passwords separadas para dezenas de aplicações diferentes. No entanto, estes botões podem enviar dados para os criadores das apps sobre os hábitos do utilizador.

O posicionamento do botão é muito importante para a Apple, pois considera que os utilizadores selecionam tendencialmente a opção que surge no topo, ou então a definida por origem. Nesse sentido, a Apple vai também exigir que a partir de agora as aplicações apresentem o seu botão se quiserem oferecer opções de login através de Facebook ou Google.

A empresa liderada por Tim Cook não fez mais comentários sobre o tema e Facebook e Google também não quiseram prestar declarações, embora a Google tenha referido à Reuters o facto de não exigir o uso do seu próprio botão de login em apps para Android na Play Store.

A agência de informação afirma que muitos programadores estão dispostos a seguir esta regra para obter a aprovação da empresa americana.

A empresa já enfrenta um processo, movido também por developers, sobre práticas anti-competitivas de mercado. Esta medida também pode ser encarada da mesma maneira já que empresas rivais alegam que esta prática, aliada ao facto da marca arrecadar 30% do valor das compras feitas pela “store”, violam as regras de uma competitividade saudável.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta