Faixa Atual

Título

Artista

Background

“Terra Franca” vence melhor doc em Málaga

Escrito por em 23/03/2019

“Terra Franca”, de Leonor Teles, recebeu o Prémio de Melhor Documentário no 22.º Festival de Málaga, no sul de Espanha, que termina no domingo.

“Terra Franca” é a primeira longa-metragem documental de Leonor Teles, e foi rodada inteiramente em Vila Franca de Xira, no Ribatejo. Ao longo de um ano, a realizadora acompanhou Albertino Lobo, um pescador de Vila Franca de Xira, de onde Leonor Teles é natural, e retratou as contingências, e incongruências, do seu trabalho e família, ao longo de quatro estações.

Depois de ter chamado a atenção com as curtas-metragens “Rhoma Acans” e “Balada de Um Batráquio” – que a transformou na mais jovem vencedora de sempre do Urso de Ouro, em Berlim – Leonor Teles iniciou-se na longa-metragem com “Terra Franca” que entre outros, já recebeu o Prémio de Melhor Primeira Obra da Competição Internacional na 33.º Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, da Argentina, e foi distinguida com o Prix de La Ville d’Amiens, no 38.º Festival International du Film d’Amiens, em França.

O filme recebeu ainda o SCAM Internacional, no Festival Cinema du Réel, o Prémio Escolas da Competição Portuguesa no festival Doc Lisboa, e os Prémios de Melhor Longa-Metragem de Ficção e D. Quijote, do júri da Federação Internacional de Cineclubes, no Festival Caminhos do Cinema Português.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta